Redação Dissertativa Pronta - PROMESSAS DE ABUNDÂNCIA - PIB; agricultura; pecuária; agronegócio; safra; vida no campo; lavoura; commodities; produtor rural; produtos agrícolas; economia.

Redação dissertativa para concurso público, vestibular, prova do Enem.
.....
..
.
PROMESSAS DE ABUNDÂNCIA

(Fonte, Jornal Zero Hora, 2/7/2010)

A bordo da tendência brasileira de um crescimento que poderá expandir o PIB em mais de 7%, a agricultura e a pecuária gaúchas navegam com ventos amplamente favoráveis. No lançamento da Expointer de 2010, a 33ª edição dessa que é uma das mais tradicionais promoções do agronegócio brasileiro, os representantes do setor primário do Rio Grande previram que o evento será ainda maior que o do ano passado e, mais ainda, que a safra 2010/2011 poderá confirmar os recordes até hoje obtidos.

O otimismo está ligado a uma conjunção de fatores que vão desde as condições climáticas que foram favoráveis até os reflexos desse fato sobre o futuro das safras, sobre as condições de vida no campo e na lavoura e sobre a ativação do comércio e o crescimento da indústria. Mais: a essa combinação virtuosa somou-se, no caso da pecuária e da agricultura, uma situação excepcional de preços em níveis adequados das principais commodities e de crédito abundante. Há, pois, motivos para o otimismo que se registrou no lançamento da Expointer que se realizará a partir de 28 agosto.

Mesmo nesse quadro positivo e estimulante, algumas vozes continuam vendo o setor primário com alguns gargalos não superados e com alguns riscos que merecem cautela. Muitos produtores ainda não superaram as graves sequelas do endividamento, um problema que já se pode dizer histórico. E outros reclamam dos preços deprimidos de alguns produtos agrícolas, em especial trigo, arroz e milho, e das consequências que isso terá para a renda das lavouras e para as possibilidades de investimentos.

O quadro geral é, no entanto, ensolarado e promissor. É importante que o Estado possa aproveitar este momento favorável para expandir sua economia a partir de uma de suas vocações tradicionais. Se ela vai bem, o Rio Grande como um todo, nos empreendimentos privados e na área pública, na renda ou na arrecadação de tributos, acaba atingido por reflexos positivos.

.....
..
.