Redação dissertativa pronta sobre - energias limpas - programa ambiental - ONU - energia solar - energia eólica - etanol - poluentes - variantes ambientais - petróleo - parque eólico de Osório - aerogeradores - geração de emprego - preservação da natureza - sustentabilidade - economia predatória.


 Redação dissertativa pronta para concurso público, vestibular, prova do Enem
....
..
.

O INVESTIMENTO EM ENERGIAS LIMPAS

(Fonte: Correio do Povo)

A previsão é que, neste ano, a aplicação de recursos em energias limpas chegue a 240 bilhões de dólares, segundo fontes da Organização das Nações Unidas (ONU). O acompanhamento dos dados é feito pelo Programa Ambiental da ONU, o qual constatou que os investimentos nesse setor de produção de fontes renováveis cresceram de 162 bilhões de dólares para 180 a 200 bilhões de dólares em apenas um ano. Muito disso se deve a iniciativas tomadas por Brasil, China e Índia, três países emergentes.

As principais energias incentivadas são a solar, a eólica e o etanol. Além de seus méritos de serem não poluentes, com maior grau de compatibilidade com as variantes ambientais, também podem servir como salvaguarda para qualquer eventual problema de escassez de petróleo. Agora mesmo, quando há a ameaça de aumento do preço dos barris por conta da crise em países produtores, como a Líbia, vê-se o quanto é adequado gerar alternativas para a crise desse produto.

Para Pavan Sukhdev, chefe da iniciativa de Economia Verde do Programa Ambiental, não obstante o incremento nos valores aplicados, seriam necessários 360 bilhões de dólares para tornar as energias limpas como opção efetiva. Mas ele vê como positivo o fato de os governantes estarem buscando formas de diminuir as emissões de gases do efeito estufa por meio de novas fontes.

No Rio Grande do Sul, além do parque eólico situado em Osório, estão sendo realizadas tratativas para a instalação de uma unidade de fabricação de aerogeradores em Tapes, bem como a criação de um parque eólico em parceria com o grupo espanhol Impel. São novos negócios num mercado que une geração de emprego e renda com preservação da natureza. A sustentabilidade é hoje uma forma de desenvolver a economia de forma responsável, não predatória, e nesse contexto, as energias limpas são imprescindíveis.
....
..
.