Redação dissertativa pronta – SANEAMENTO CONTRA A DENGUE – saúde; epidemia de dengue; água e esgoto; Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); mosquito causador da dengue, Aedes aegypti; inseto transmissor de doença.



Redação dissertativa pronta para concurso público, vestibular, prova do Enem.
....
..
.

SANEAMENTO CONTRA A DENGUE

(Fonte, Correio do Povo)



Mostra-se bastante positiva a iniciativa do recém-empossado ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao propugnar por mais agilidade nas obras de saneamento nas regiões do país que apresentem maior risco de epidemia de dengue. Sua cobrança tem como alvo as ações da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e visa intensificar a implementação da infraestrutura de água e esgoto em 16 estados, que são Acre, Pará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Mato Grosso, Tocantins, Alagoas, Amazonas, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro. Espera-se a inclusão do Rio Grande do Sul nessa lista. O cronograma e os serviços fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Com a aceleração das obras, o dirigente da Pasta quer reduzir as condições de reprodução do mosquito causador da dengue, Aedes aegypti. Essa é uma doença que causa vítimas no varejo, mas que ajuda a dar números preocupantes para a saúde pública do país. Seus sintomas são febre alta, dores no corpo e na cabeça, fadiga, vômito, manchas vermelhas na pele, entre outros. Em 2010, foi registrado 1 milhão de casos de dengue e 550 mortes em todo o território nacional. Outra iniciativa do Ministério da Saúde, por meio de seu titular, será o de reunir, ainda no mês de janeiro, todos os secretários estaduais de saúde para unificar as estratégias e procedimentos de combate ao transmissor da moléstia, principalmente na adoção de medidas preventivas.

Evidentemente que essa jornada contra o inseto transmissor só será vitoriosa com a adesão popular. Cuidados para evitar acúmulo de água parada são essenciais. Somente com a colaboração de todos e com a aplicação de planos viáveis e efetivos pelas autoridades será possível enfrentar esse mal que nos afeta de forma trágica no cotidiano, sempre com consequências graves. 
....
..
.