MODELOS DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS - 22

Tópico especial com modelos de redação para concursos.
/

FAÇA A REDAÇÃO DA QUESTÃO QUE SEGUE E, DEPOIS, COMPARE SEUS RESULTADOS COM UM MODELO DE REDAÇÃO QUE APRESENTAMOS, EM CONTINUAÇÃO, NO FINAL DESTA PÁGINA.

QUESTÕES DISCURSIVAS
FAPEU-TRE/SC
1) A democracia contemporânea é representativa, em substituição à democracia direta criada nos tempos da Grécia clássica, sendo marcada pelo direito de votar e ser votado.
O sistema eleitoral brasileiro, tendo adotado a representação proporcional em seu antigo Código Eleitoral, mantém atualmente disciplinamento de coligações em conformidade com a Lei 9.504/97.
Discorra sobre a abrangência das coligações nas eleições, não somente admitidas para as eleições obedientes ao princípio proporcional, mas também previstas atualmente na legislação eleitoral, e, ainda, esclareça sobre a denominada "verticalização das eleições", conforme é reconhecida pelo egrégio Tribunal Superior Eleitoral.
______________________________
2) Através de ações de liderança, a alta administração pode estabelecer as condições necessárias para que os colaboradores sintam-se à vontade e possibilitar a concretização de um sistema de gestão da qualidade.
Escreva uma redação, utilizando o mínimo de dez e o máximo de vinte linhas na folha de respostas da prova discursiva, a respeito dos princípios de gestão da qualidade que podem ser empregados por parte da alta administração para a melhoria contínua do serviço eleitoral.
  1. ________________________________________________________________
  2. ________________________________________________________________
  3. ________________________________________________________________
  4. ________________________________________________________________
  5. ________________________________________________________________
  6. ________________________________________________________________
  7. ________________________________________________________________
  8. ________________________________________________________________
  9. ________________________________________________________________
  10. ________________________________________________________________
  11. ________________________________________________________________
  12. ________________________________________________________________
  13. ________________________________________________________________
  14. ________________________________________________________________
  15. ________________________________________________________________
  16. ________________________________________________________________
  17. ________________________________________________________________
  18. ________________________________________________________________
  19. ________________________________________________________________
  20. ________________________________________________________________
0O0-0O0-0O0
A SEGUIR EM ITÁLICO, NOSSO MODELO DE REDAÇÃO PARA A QUESTÃO DISCURSIVA APRESENTADA ACIMA.
A máxima que diz: "A união faz a força." aplica-se a várias atividades humanas, principalmente, à política. O ajuntamento de agremiações partidárias de regimentos e ideologias distintos, visando à busca de interesses momentâneos comuns, é denominada coligação.

As coligações, cuja aplicação atualmente restringe-se ao sistema proporcional, poderiam ir mais além e abranger, também, as eleições majoritárias, resguardado o conceito de apuração e distribuição de votos peculiar a cada caso.

Numa outra perspectiva, a verticalização das eleições é uma espécie de autoritarismo ou regime de cabresto, camuflado sob o pretexto de estrutura hierarquizada, em que se ignoram as realidades regionais para ser imposta a vontade do órgão central na formação de coligações. Por exemplo, se a coligação de dois partidos é apoiada pelos respectivos órgãos dirigentes máximos; a mesma coligação, em determinado estado, pode apresentar-se como desastrosa, do ponto de vista das expectativas de votação; mantendo-se, pela verticalização, a vontade do órgão superior, aceitando-se, por antecipação, uma fragorosa derrota regional.

Assim, as coligações representam uma estratégia eleitoral que precisa evoluir muito para começar a produzir frutos positivos e próprios de um país de bandeira democrática.
_____
___
_