Redação dissertativa para concurso público, vestibular, prova do Enem.
....
..
.
DESEMPENHO PREOCUPANTE
(Fonte: Zero Hora)
Ainda que apresentem
desempenho superior à média nacional em escrita, matemática e leitura,
estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul encontram-se
muito abaixo do que seria de se esperar nesse estágio da aprendizagem. Segundo
a Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, conhecida como Prova
ABC, uma realização do movimento Todos Pela Educação, os alunos gaúchos
encontram-se em oitavo lugar em nível nacional em escrita, em sexto em
matemática e em quinto em leitura. Ainda conforme o levantamento, em nosso
Estado apenas 35,2% dessas crianças escrevem adequadamente, conseguem resolver
problemas envolvendo troca de moedas ou leitura de horas em relógios digitais
ou ler de acordo com o que se espera em sua idade.
Um dos Objetivos do
Milênio é o de que, até 2015, todas as crianças de ambos os sexos tenham
recebido educação de qualidade e concluído o ensino básico. Já o movimento
Todos pela Educação estabeleceu como diretriz até 2022 que todas as crianças
sejam alfabetizadas plenamente até os oito anos ou até o 3º ano do Ensino
Fundamental. Conforme os dois sistemas de objetivos, o Rio Grande do Sul está
atrasado: apenas 69,6% dos alunos concluíram o 3º ano do Ensino Fundamental até
os oito anos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de
2011. Essa performance coloca os gaúchos em sexto lugar em nível nacional e em
último lugar entre os três Estados da Região Sul.
A ênfase na educação
básica é recomendada por todas as organizações dedicadas a desenvolvimento
humano, a começar pelas próprias Nações Unidas. Atualmente, é uma necessidade
imposta pela própria transformação produtiva em curso no mundo. Não é possível
imaginar que nosso país possa se firmar como nação desenvolvida se não superar
as históricas limitações em matéria de educação, garantindo a milhões de
brasileiros um lugar ao sol no século 21.
....
..
.